
Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um mártir da Inconfidência Mineira e tido como um herói nacional. Era dentista (daí o nome Tiradentes), e um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento que marcou a história brasileira.
Nasceu em 1746 e foi condenado à morte em 1792 no Rio de Janeiro (onde foi enforcado em praça pública). Posteriormente teve seu corpo esquartejado seus restos mortais espalhados pelas cidades ao longo do Caminho Novo e sua cabeça pendurada em um poste em Vila Rica, tudo isso ocorreu porque ele era o principal intermediador da independência brasileira dos portugueses, naquele período eles buscavam apenas riquezas de nosso país para levarem para lá e assim conseguirem se tornar grandes potências na época.
Felizmente sua morte conseguiu trazer resultados para o povo brasileiro que conseguiu a independência, até hoje isso é assim e não devemos praticamente nada para Portugal que não conseguiu ficar com nenhum pedaço de nossas terras a seu poder.


Gravura que mostra Tiradentes esquartejado em praça pública
Nenhum comentário:
Postar um comentário