Uma rede de supermercados recém-inaugurada em Seul, na Coreia do Sul,
resolveu dar fim aos carrinhos ou sacolas de compra. A loja usa a
tecnologia QR Code para vender seus produtos, e os clientes só precisam
apontar seus telefones aos produtos para fazer a compra, colocar os
itens em um carrinho virtual e esperar a entrega no endereço escolhido.
Localizado na estação de metrô de Seoulleung, o novo supermercado
oferece uma prateleira com aproximadamente 500 produtos virtuais.
A ideia da loja, uma filial da rede Tesco montada em parceria com a
Homeplus (sócia da Samsung); também agradou redes de outros países. A
britânica Ocado e a australiana Woolworth´s, por exemplo, abriram lojas
virtuais temporárias sob o mesmo conceito, em um shopping center de
Londres e na estação de Town Hall, em Sydney, respectivamente.
Aqui no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar anunciou recentemente que está
interessado nesta tecnologia. Em um comunicado, o vice-presidente
executivo do grupo, Hugo Bethlem, afirmou que algumas lojas da rede já
estão iniciando os testes com pagamentos via celular. Este projeto foi
desenvolvido em parceria com o banco Itaú e, num primeiro momento,
apenas os clientes Itaucard testarão o sistema.
Segundo
Bethlem, o Pão de Açúcar já teria a tecnologia necessária para implantar
as prateleiras virtuais em São Paulo, mas a rede está com dúvidas onde
instalá-las. A dúvida é se vale a pena usar um supermercado para isso,
ou se seria melhor locais onde há maior circulação de pessoas, como em
um metrô, assim como a rede Tesco fez em Seul.
jenipapoemfoco.blogspot.com
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