quinta-feira, 7 de junho de 2012

NA MIRA DO REPENTE

Um    menino  simples, sentado à beira da estrada na antiga rua dos coqueiros.( VILA DE JENIPAPO ), onde morava o seu avô José Francisco.
        Viola confeccionada de pedaço de madeira e linha de náilon,sempre trouxe na ponta da língua versos improvisados e bem estruturados, que faziam todos sorrir.
        A viola de brinquedo foi substituida por uma de verdade e pouco-a pouco o João de Miguel Cabôclo foi ganhando nome artístico, por ter uma bonita cabileira, todos  começaram a lhe chama João Cabileira e assim o seu sucesso como poeta repentista espalhou-se por toda essa região, também um grande conquistador de corações. Nos sitos, vilas e cidades alegrava as noites com belas cantorias de violas entre canções, motes e martelos alogoanos. Nas feiras livres ao som da violas o do pandeiro traçava versos que agradava aos ouvintes ainda vendia cordeis, sendo também autor de alguns, programas de rádios era um dos seu fortes, principalmente na rádio bitury de Belo Jardim. Participou e ganhou premiações em Congressos Literários, Eventos Culturais escolares de mas comunidades de um modo geral.
       Sempre orgulhou-se por ter tido como mestre do repente. O ilustre poeta: Manoel Pedro Clemente.
        João Cabeleira nasceu nos Brejo, mas imediações do sítio boa Esperança de Jenipapo,Depois  de viuvo foi morar em Belo Jardim e de lá, partiu para a Capital Paulista, onde o seu maior ponto de referência para cantigas de violas, era a Praça da Sé.
        Em programas de "TV" participou do programa de Sílvio Santos, do Ratinho e do Amarim Filho que tinha  como Título ( NAS QUEBRADAS DO SERTÃO). Ainda esteve presente na Campanha do Presidente Lula e de Marta Suplicy.
        Hoje cansado e com proplemas de saúde se diz satisfeito por ter em sua trajetória uma bagagem de um passado feliz e inesquecivel. O blog Jenipapo Em Foco tem o prazer de Homenagear o grande poeta  Repentista: João Cabôclo de Melo (  JOÃO CABELEIRA ).

POSTADO POR: Paulo Ricardo 
COLABORAÇÃO: Angela Mª de Melo Lucena 

Veja as Foto









FOTE: jenipapoemfoco.blogspot.com




3 comentários:

bezerra da juta disse...

meu amigo como eu faso
par mim com ceguir o cd de joão cabeleiro

Unknown disse...

Gostaria de ter um CD de João cabileira ou saudade de jenipapo

bezerra da juta disse...

Preciso saber se João cabeleira ainda é vivo Espero que sim era casado com a filha de Toinho de João Antônio do sítio alecrim em Altinho Pernambuco