sábado, 30 de junho de 2012

O CASARÃO DE JENIPAPO





 A GENEALOGIA MATERNA DO

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS




 
Casarão de Jenipapo, O berço da família Souza Lão.


                                    

Eduardo Campos, governador de Pernambuco, tem as suas raízes genealógicas na casa grande de Jenipapo.

Vejamos:


PAIS: Ana Lúcia Arraes de Alencar e Maximiano Accioly Campos.

AVÓS: Miguel Arraes de Alencar e Célia de Souza Leão Arraes de Alencar.

BISAVÓS: José Augusto Magarinos de Souza Leão e Carmem Lima Rodrigues de Souza Leão.

TRISAVÓS: Francisco Magarinos de Souza Leão e Erotides Castro de Souza Leão.

TETRAVÓS: Domingos de Souza Leão, Barão de Vila Bela, casado em segunda núpcias com Maria dos Anjos Magarinos de Souza Leão.

- Em primeiras núpcias, Domingos de Souza Leão, Barão de Vila Bela, que nasceu no casarão de Jenipapo em 16/12/1819 , casou-se com Francisca Guilhermina Souza Leão, filha de Francisco Xavier Paes de Melo Barreto, da fazenda Poços dos Patos, hoje no município de Pesqueira.

Francisca Guilhermina morreu de parto do primeiro filho. Este se formou em engenharia civil em Paris e está sepultado na capela de Santo Antonio, no distrito de Jenipapo.



 

O Domingos de Souza Leão – Barão de Vila Bela, portanto, teve duas bisnetas que foram primeiras damas do estado de Pernambuco. Dulce Souza Leão Sampaio, casada com o então governador do estado de Pernambuco – 1959/62 - Cid Feijó Sampaio. E Célia Souza Leão Arraes de Alencar, casada com o então governador Miguel Arraes de Alencar que governou Pernambuco por três mandatos. o primeiro seria de 1963 a 1966, mas foi interrompido pelo golpe de 64. O segundo mandato de 1987 a 1990 e último de 1995 a 1998. Com o prematuro falecimento de dona Célia, Miguel Arraes casou com Madalena Fiuza Arraes.

 

Parte desta árvore genealógica consta no meu livro - O Barão de Vila Bela - e agora foi complementada por pesquisa de Paulinho Foerster – ( Paulo José Elias Foerster).

 fonte:blog do Abelhudo

2 comentários:

Anônimo disse...

Amei saber da historia desse casarão fui lá em 2014 num passeio da escola

Unknown disse...

Moro em Xucuru de belo jardim e não sabia disso. E impressionante essa linda historia.